6 May 2026
EPIC Sana Lisboa Hotel
IT Security Summit
Securing an AI-Powered Business
Registe-se Agora Torne-se um ParceiroNavegar na nova fronteira da confiança, conformidade e inovação
O IDC IT Security Summit Portugal 2026 é o evento de referência para responsáveis de negócio, segurança e tecnologia explorarem como colocar a confiança, a governação e a resiliência no centro da transformação digital. Portugal entra numa fase decisiva da sua evolução digital e de cibersegurança. Segundo a investigação mais recente da IDC, o investimento em segurança de TI em Portugal deverá crescer a uma taxa de dois dígitos até 2028, impulsionado pelo aumento da atividade das ameaças cibernéticas, pela adoção de IA e pelas iniciativas de modernização da nuvem.
A agenda nacional de cibersegurança, alinhada com o AI Act da UE, a Diretiva NIS2 e o DORA, sublinha um compromisso coletivo com a resiliência, a proteção de dados e a soberania digital. A IDC destaca ainda que o software, as soluções de segurança cloud-native e as plataformas analíticas serão os segmentos de crescimento mais rápido no mercado de cibersegurança em Portugal, à medida que as organizações avançam para modelos de proteção integrados e orientados por inteligência.
Agenda
O IDC IT Security Summit é o ponto de encontro por excelência para responsáveis de negócio, segurança e tecnologia que pretendem colocar a confiança, a governação e a resiliência no centro das suas estratégias de transformação digital.
Junte-se a analistas da IDC e a especialistas da indústria para explorar como construir ecossistemas digitais de confiança que integrem inovação e garantias. Obtenha insights sobre os setores mais dinâmicos de Portugal — incluindo finanças, energia, indústria transformadora e serviços públicos — e saia com quadros de ação práticos para transformar a segurança num diferenciador estratégico, e não apenas num custo reativo.
Previsão 2026
Até 2028, 40% das empresas irão utilizar plataformas de quantificação de risco cibernético potenciadas por agentes autónomos para transformar métricas de segurança em exposição financeira, orientando orçamentos, controlos e avaliações de risco em operações de fusões e aquisições (M&A).
Principais Temas
Regulação, Resiliência e Criação de Valor
A conformidade regulatória já não é um encargo meramente administrativo — é um motor estratégico. Vamos explorar como as organizações podem incorporar os mandatos regulatórios (privacidade de dados, leis de cibersegurança e as novas regras sobre IA/tecnologia) nas operações nucleares, transformando requisitos em alavancas para a resiliência, a confiança das partes interessadas e a criação de valor para o negócio. Os tópicos-chave incluem cibersegurança por design, auditabilidade, responsabilização dos fornecedores e garantia de continuidade perante disrupções.
IA, Automação e Inovação Responsável
A IA e os agentes inteligentes estão a transformar a forma como a segurança é entregue, mas a grande potência traz consigo riscos. Iremos explorar a implementação pragmática da IA: modelos de governação, salvaguardas contra o uso indevido, priorização de casos de utilização de elevado impacto e o alinhamento dos sistemas de IA com princípios de confiança, transparência e responsabilização.
Operações, Analytics e Engenharia da Resiliência
Deteção, resposta e recuperação passaram a ser ciclos contínuos e não eventos discretos. Vamos aprofundar analytics avançados, managed detection & response, orquestração, visibilidade de ameaças externas (cadeia de abastecimento, terceiros) e métricas de resiliência para operacionalizar a eficácia da segurança.
O Fator Humano: Liderança e Cultura
A tecnologia por si só não garante a segurança. A liderança, a cultura e o desenvolvimento de competências têm de estar alinhados. Vamos centrar-nos na transformação das equipas, em incorporar a responsabilidade pela segurança em todas as funções e em capacitar os líderes para que falem a linguagem do risco e da confiança junto do conselho de administração, dos CEOs e das várias linhas de negócio.
Recuperação de Incidentes e Reconstrução de Confiança
As violações vão acontecer; o que importa é a resposta da organização. Abordaremos comunicação de crise, resposta forense, gestão regulatória, seguros, restabelecimento da confiança das partes interessadas e como transformar a adversidade em credibilidade.
Desafios de Segurança por Setor e Domínio
Setores e ambientes distintos colocam exigências de segurança específicas. Vamos centrar-nos na proteção de infraestruturas críticas (energia, utilities), em dispositivos conectados e IoT, na área da saúde, no setor financeiro e em ambientes emergentes como cidades inteligentes ou sistemas industriais.
Previsão 2026
Até 2028, agentes de IA estarão a realizar a triagem de 80% dos alertas nos Centros de Operações de Segurança (SOCs) na maioria das organizações a nível mundial.
Local
EPIC Sana Lisboa Hotel
Av. Eng. Duarte Pacheco 15, 1070-100 Lisboa
O EPIC Sana Lisboa é um hotel moderno de cinco estrelas no coração de Lisboa, conhecido pelo seu design contemporâneo, pelas comodidades premium e pelas excecionais instalações para eventos.
Analistas IDC
Joel Stradling
As research director for IDC’s European Security practice, Joel Stradling leads the content and analyst team for tracking the European security segment. His main focus area is the integration of network plus security and evolution of network architectures towards software-defined secure access.
Stradling has 20 years of experience as an analyst of international managed enterprise network and IT services. He is a regular speaker at major industry conferences talking about emerging technologies in B2B enterprise network and IT and wholesale carrier-to-carrier services. Joel is a well-known and highly regarded expert in the industry, offering insight and advice to C-level executives on technology competitive landscapes and emerging technologies, such as SD-WAN, 5G, SDN/NFV, and cyber-security.
Luis Fernandes
He has more than 15 years’ experience in the ITC sector, in technical sales, covering several vertical sectors with a focus on telco, public sector, and defense.
Before joining IDC, he worked for an infrastructure manufacturer as a senior solution architect for servers and storage, with a focus on hyperconverged infrastructures.
He has a degree in computer science from the University of Lisbon.
Leonardo Freitas
Knowledge Hub
The NIS 2 directive – where are we now?
The deadline for the transposition of the EU’s second Network and Information Systems Security directive (NIS 2) came and went in October 2024 with only a handful of member states having completed the task.
European ICT spending implications of NATO’s 5% GDP spending target
At the 2025 NATO Summit in The Hague a few weeks ago, member states pledged to allocate 5% of their annual GDP to core defense requirements and defense- and security-related expenditures by 2035.
IAM 2025: The Rise of the Machines
Identity and access management (IAM), and by extension, identity security, is one of the most pervasive and impactful challenges facing all European organizations today, from an operational and risk management perspective.
Não é o evento certo para si?
Não se preocupe. Organizamos uma diversidade de eventos pensados para inspirar ideias originais, partilhar os mais recentes insights do setor e ligar profissionais como si. Registe-se para receber convites para eventos e nós avisaremos sempre que surgir um novo evento que corresponda aos seus interesses.
INSCREVA-SE